quinta-feira, 3 de setembro de 2015


DENTRE MUITAS PERGUNTAS QUE ME FAZEM, VOU TENTAR RESPONDER ALGUMAS.


Porque doar grãos de Kefir? As bactérias do Kefir não me atacarão? 


O Kefir contém cerca de 37 microorganismos. O que ocorre é que esses microorganismos do Kefir são benéficos ao nosso organismo, principalmente porque a grosso modo eles simplesmente "devoram" as microorganismos malignos que estão dentro do nosso corpo, principalmente no sistema digestivo, existem inúmeros microorganismos maléficos que são eliminadas pelo Kefir e além de outras coisas o Kefir é também nutritivo.Ou seja, a probabilidade de sermos atacados por organismos nocivos é total!Mas o Kefir vai exatamente combater isso!Esse já seria um bom motivo pra doar, ou difundir o uso, imagine, doando grãos, consumindo ou divulgando o uso do o Kefir, estaremos combatendo microorganismos nocivos que a humanidade vem "cultivando" em seus corpos e que podem causar doenças, inclusive o câncer .Outro motivo para doar seria que o Kefir forma uma simbiose conosco, eles nos ajudam eliminando seres nocivos a nós e ainda nos alimentando, e nós os alimentamos e cultivamos, isso desperta um sentimento de solidariedade.Descubra também dentro de você mesmo, motivos para doar ou divulgar o Kefir.No trato gastrointestinal de crianças recém nascidas são naturalmente encontrados diversos microorganismos contidos no Kefir, com o passar do tempo e também porque provavelmente paramos de consumir muito leite, perdemos esses microorganismos, e eles praticamente só podem ser reencontrados no Kefir.


O Kefir já foi testado em seres humanos? 


Estima-se que Kefir tem sido usado por seres humanos por cerca de 4.000 anos, nesse período, seu uso foi secreto por povos da região do Cáucaso, região montanhosa entre os mares Negro e Cáspio, eles tinham medo que inimigos ou supostos inimigos deles  tivessem acesso aos benefícios do Kefir ou que o Kefir perdesse suas propriedades benéficas,  portanto, esconderam durante cerca de quatro mil anos o segredo de produzir o Kefir. Esses povos consomem o Kefir a vida toda, desde o nascimento e são conhecidos pela sua longevidade e atingem em média 110 anos de idade. O restante da humanidade começou a ter contato com o Kefir apenas cerca de um século atrás, em 1908 foi distribuído pela primeira vez na Rússia, depois que um grupo de médicos membros de uma Sociedade de Medicina que acreditavam que o Kefir seria benéfico aos seus pacientes incitaram dois irmão, de sobrenome Blandov,  produtores de laticínios a conseguirem o Kefir dos povos que o possuíam e guardavam em segredo. Através de uma manobra que hoje chamaríamos de espionagem, com auxílio de Irina Sakharova que era empregada dos Blandov para a tarefa de obter os grãos de Kefir. Envovido por Irina um príncipe da região do Cáucaso se apaixona por ela.E apaixonado por Irina, o príncipe, possuidor de grãos de Kefir, termina preso por rapta-la, ele teve que comprar sua liberdade pagando cerca de 4,5 Kg de grãos de Kefir para Irina por determinação do Czar. A partir daí toda a Russia começou a consumir o Kefir e também passou a ser utilizado em hospitais.No século passado, dizem alguns, que os Russos conseguiram a ocupação da Sibéria, região extremamente inóspita pelo frio, graças ao uso do Kefir.Portanto, 4.000 anos atestam os benefícios do Kefir.

O Kefir é azedo mesmo?


Você decide se quer azedo ou não, o Kefir pode ficar azedo ou ácido quanto maior for o tempo de fermentação, se desejar um Kefir que não seja azedo, basta deixar menos tempo e terá um Kefir suave. A proporção de grãos para o leite e temperatura ambiente também influi na fermentação.Pergunta: Os grãos de Kefir soltam uma "gosma" branca? Resposta: Sim, essa "gosma" branca que os grãos soltam e que normalmente vemos quando estamos peneirando é o que os pesquisadores batizaram de kefiran, acom propriedades anti-cancerígeno.

Qual a temperatura e tempo ideais para cultivar o Kefir? 

O Kefir deve ficar em temperatura ambiente entre 10 a 40 graus, sendo que a temperatura ideal para produzir é em torno de 20 a 37 graus por um tempo de fermentação que pode variar de algumas horas até três dias caso a temperatura ambiente esteja menos de 22°C.Embora o tempo recomendado seja de até 3 dias de fermentação, por medida de precaução recomenda-se que acima de 36 horas não devemos consumir o Kefir fermentado em temperatura acima de 20°C.*Se mantivermos o Kefir depois de fermentado na geladeira ele manterá ainda condições para consumo por cerca de 3 dias. Se for feito queijo de Kefir o tempo de conservação poderá ser bem maior.*Caso ocorra fermentação acima de 36 horas devemos peneirar os grãos e descartar o líquido e adicionar os grãos em novo leite e retomar o processo de cultivo se os grãos estiverem em boas condiçõesA proporção ideal para seguir estes tempos é:Uma colher das de sopa de grãos de Kefir para cada meio litro de leite.

Como devo consumir o Kefir? 

Na hora de consumir o líquido que chamamos de Kefir não deve conter grãos, os grãos devem ser separados com a peneira para posteriormente produzirem novos lotes de Kefir para consumo, eventualmente poderá até comer os grãos, caso tenha muitos, ou seja, não ha problema nenhum em ingerir diretamente os grãos. Na aparência o Kefir é semelhante a coalhada ou iogurte (mas apenas na aparência) e pode ser misturado com frutas por exemplo.Pergunta: Qualquer pessoa pode consumir o Kefir? Resposta: Não ha nenhuma restrição em princípio,  qualquer pessoa poderá tomar o Kefir, salvo problemas de saúde que possam impossibilitar, nesse caso a orientação médica pode ser necessária.

Qual a quantidade de Kefir posso consumir por dia? 

O Kefir é um alimento e algumas pessoas ingerem um litro e meio por dia do Kefir de leite. Qual leite devo usar? 

Nas maioria das cidades do Brasil pode se usar o Leite UHT (Longa vida) integral ou desnatado. Em locais que possa se conseguir leite fresco de vaca ou cabra serão melhores, mas esses devem ser fervidos e esfriados a temperatura ambiente antes de serem colocados os grãos.

Como cultivar o Kefir? 

Para produzir o Kefir de leite usa-se apenas:Grãos de Kefir Leite Que devem ser colocados em uma pote de vidro. A proporção de grãos para leite é em média de uma colher das de sopa de grãos de Kefir para cada meio litro de leite, se tiver mais grãos proporcionalmente a fermentação deverá ser mais rápida e deve ser trocado o leite em menor tempo. O tempo de fermentação em temperatura média de 20° C (vinte graus centígrados) é o seguinte: Para consumir um Kefir mais suave a fermentação deve ser mínima e pode durar apenas umas 6 horas, (Em dias mais frios isso pode demorar mais tempo) que é quando o leite começa a ficar mais denso (engrossar), a partir do momento que chega nesse estágio retira-se os grãos com a peneira e pode-se consumir o líquido peneirado ou colocar na geladeira e consumir mais tarde. O Kefir mais ácido pode ser obtido em até três dias de fermentação.Pergunta: Posso gerar os grãos de Kefir em casa usando açúcar, leite e pão? Resposta: Não, os verdadeiros grãos de Kefir não foram gerados assim.Procure receber os verdadeiros grãos através do nosso site ou de alguém que os tenha, assim poderá cultiva-los em casa com mais segurança.Os grãos de Kefir verdadeiros, são especiais e ao entrarmos em contato com eles nos os "reconhecemos" plenamente, talvez porque eles passam a fazer parte de nós, nos protegendo e alimentando, assim como nós fazemos com eles.




O Kefir de leite

Esses são os grãos brancos. Basicamente eles se dão bem com qualquer tipo de leite integral e podem ser usados até em leite cru. Também gostam de ficar no escuro.



O Kefir de leite é uma espécie de iogurte supremo e de poderes probióticos fantásticos. Ele fica levemente gaseificado, efervescente e levemente alcóolico também.



É delicioso e o motivo pelo qual eu ando com a cara de bolacha ultimamente (eu não posso com leite pasteurizado, embora o kefir não me faça mal algum).

Fica pronto quando o soro se separa, em até 72 horas. Geralmente eu tomo o litro todo em seguida, hehehe. Em 72 horas, nem a Salmonella sobrevive(2) e as bactérias já converteram quase toda a lactose em ácido lático.

Queijo de Kefir: Separe o kefir dos grãos e o coloque em um filtro de papel ou em uma toalha de queijo.  Fica parecido com cream cheese. Ah, consuma o soro que escorrer, é basicamente Whey protein.

Passe adiante!

Como os Kefir se multiplicam(os de água quase dobram em 24 horas e os de leite a cada 20 dias), as pessoas desenvolveram o generoso hábito de doar os grãos excedentes, de modo à, preservar os Kefir, evitar o comércio(de algo cujo valor não tem preço) e compartilhar com as pessoas.








O Kefir de água:

Os grãos de Kefir de água são os grãos transparentes que se alimentam de basicamente açúcar mascavo. Eles também gostam de saquinhos de chá, rodelas de limão, frutas secas e de ficar no escuro. Eles se multiplicam, consomem o açúcar, potencializam os minerais e em troca, te dão uma bebida refrescante e levemente gaseificada,

Fica pronto em 12, 24 ou 48 horas, com propriedades de soltar, normalizar e prender o intestino respectivamente. (não encontrei estudos sobre essa propriedade.)

O gosto do Kefir puro é forte. Com o kefir de água você pode fazer:

Suco de Kefir: Você coloca o Kefir líquido e um suco de frutas em uma garrafa sem vedar e deixa em temperatura ambiente pros Kefir consumirem o açúcar pra você. Depois de pronto, leve pra geladeira!

Refrigerante de Kefir: Você coloca o Kefir líquido numa garrafa, com xarope de guaraná. Encha até 2 terços da garrafa e vede pra carbonatar. Fica pronto em 1 ou 2 dias.

Vinho de Kefir: Fiz tanto com os grãos excedentes direto no suco de uva quando com o Kefir líquido e ficou muito bom! Pode ser feito como o suco(fica parecido com o vinho tradicional) ou vedando-se a garrafa carbonada. O resultado fica como um vinho levemente gaseificado e bem gostoso! Também fica pronto em 1 ou 2 dias.

Cerveja de Kefir: Você vai precisar de grãos excedentes. Pode usar maçãs, amoras, pão preto ou de centeio dissolvido em água ou lúpulo e açúcar. Coloque em um garrafão, tampe (mas não vede) e deixe fermentar por mais ou menos um mês, depois adicione a uma garrafa apropriada com duas colheres de açúcar. Quanto mais açúcar, mais alcoólico ficará (uma vez que o açúcar é o alimento do Kefir). Se você esquecer o garrafão, virará Vinagre!(1)

Vegetais fermentados e vitamina de vegetais:  Utilizei Kefir com os mesmos resultados e um sabor superior.

COMO MANTER O KEFIR, E O QUE ELE E???


Kefir e uma bactéria maravilhosa "PROBIOTICO"
Eu já não sei mais como enfatizar a importância de Kefir, e os verdadeiros milagres que ele pode operar em nossa saúde, então eu vou apelar pra sua vontade de tomar sucos, vinho, iogurte, refrigerante e cerveja! E fazer tudo isso de forma SAUDÁVEL e EMAGRECEDORA! O Kefir é tudo isso e muito mais!

Os Kefir! Quem são eles e de onde eles vem?
Reza a lenda que o Kefir foi doado ao povo das montanhas do cáucaso pelo profeta Maomé em pessoa, há mais de 4 mil anos. Dizem também que ele é o maná divino. Se foi obra de Deus ou obra da evolução, eu não sei.

O que eu sei é que o Kefir é definitivamente uma maravilha do universo!
Kefir é o nome que se dá à bebida probiótica fermentada por uma cultura de 37 bactérias e leveduras diferentes, que vivem em casinhas que elas mesmos constroem. Os grãos de Kefir!
37 formas de vida vivendo em harmonia em grãos e com um poder de fermentação fantástico e se multiplicando desde tempos imemoriais! Você pode imaginar a maravilha probiótica que o Kefir é?
Além de serem envoltos em magia e mistério e de ter todos os benefícios que você já aprendeu nos outros artigos, o Kefir pode ser usado pra fazer verdadeiras delícias culinárias!

Para se produzir kefir é necessário conseguir primeiro os grãos de Kefir que contém uma variada flora de microorganismos benéfica ao ser humano.
Uma vez obtidos os grãos de Kefir pode-se ter kefir em casa para sempre, basta cultiva-los ou até mesmo guarda-los em condições especiais por longos períodos quando não estiverem sendo consumidos.

O Kefir para nosso consumo é o leite fermentado por algumas horas com grãos de Kefir, podemos ingerir os grãos também, mas normalmente preserva-se os grãos para a produção de mais Kefir.
Devemos ter em mente que o Kefir é diferente do iogurte, yakult, coalhadas caseiras e similares.
Pessoas tem tentado gerar os grãos de Kefir em casa e o máximo que conseguem é uma coalhada. 

O Kefir foi criado na antigüidade e até hoje é desenvolvido sob condições particularmente quase impossíveis de serem repetidas na maioria das nossas residências atuais.
Para se gerar os grãos de Kefir "do nada" hoje em dia seria necessário simular um "ambiente" propício para seu surgimento, como foi feito a mais de 4.000 anos atrás, o que seria extremamente complexo e difícil para a maioria de nós, portanto será muito mais econômico e prático ganhar os grãos do que tentar fazer

O Kefir pode ser refrigerado para consumo, mas não pode ser colocado no congelador, freezer ou submetido a temperaturas abaixo de 0°C (zero grau centígrado) porque perderá microorganismos que perecerão.
No trato gastrointestinal de crianças recém nascidas são naturalmente encontrados diversos microorganismos contidos no Kefir, com o passar do tempo e também porque provavelmente paramos de consumir muito leite, perdemos esses microorganismos, e eles praticamente só podem ser reencontrados no Kefir.

Composição do Kefir:
O grão de Kefir é um agrupamento gelatinoso polissacarídeo que tem vários microorganismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente decifrada pela ciência.
Basicamente o Kefir contém:
8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.

Os grãos podem ser desidratados, congelados, enviados pelo correio, consumidos e, se bem cuidados, eles duram pra sempre! 
Você cuida das bactérias e elas cuidam de você! 


MANDANDO KEFIR PARA QUALQUER CIDADE


Para que eu consiga continuar mandando kefir para todos que precisarem, tem um valor para a ajuda das postagens, embalagens, cuidados, transportes.

E entrar em contato comigo
E mail  benildefiori@yahoo.com.br
Whatsapp 014 99715 4940
Ou deixe msg aqui no blog, nessa postagem, entrarei em contato, mando pra qualquer cidade, ou pais... sujeito a alteraçao de preco pra fora do Pais.

Consumo adequado do kéfir

Kéfir é um potente estimulador do sistema imunológico que pode ser consumido por pessoas de qualquer idade, pois não existe nenhuma contra-indicação. Kéfir BioLogicus é uma cultura proveniente do Cáucaso, é o Kéfir real, sem retirar nenhum de seus microorganismos. É uma bebida produzida para fazer parte de uma dieta de suplementação contendo microorganismos vivos probióticos (leveduras, bactérias do ácido lático), proteínas, minerais, enzimas e vitaminas. Estas substâncias naturais ajudam seu corpo a recuperar naturalmente a saúde gastrintestinal.


Dosagem diária

Não existem trabalhos que definam a quantidade exata que se deve tomar de probióticos. O que se sabe é que quanto mais se ingere melhores são os resultados apresentados. Aconselhamos as seguintes dosagens:- Para tratamento de saúde: tomar no mínimo 120 ml (uma xícara) pela manhã em jejum e outra à noite antes de dormir do kéfir de leite. Adicionalmente, durante o dia, deve ser tomado no mínimo 240ml de kéfir de frutas. No caso específico de constipação intestinal (intestino preso), o kéfir de leite deve ser tomado com uma colher de sopa de sementes de linhaça.- Para tratamento auxiliar de câncer e para as pessoas que estão fazendo quimioterapia: indica-se, no mínimo, 1 litro de kéfir (de leite e de frutas) dividido em várias tomadas e em qualquer horário.- Como preventivo: 120 ml de kéfir de leite em jejum e 240 ml de kéfir de frutas durante o dia.- O kéfir de leite, se for adoçado, aconselha-se que seja com mel de abelhas ou açúcar mascavo. Também pode ser misturado com granola, flocos de cereais, frutas, etc.?O kéfir de frutas normalmente se toma puro e gelado.OBS.: Até hoje não há registro de intolerância ao kéfir, porém cada organismo tem suas peculiaridades. Nos casos comprovados de acidose metabólica consultar ao médico, uma vez que o conteúdo de gás carbônico poderia ser indesejável. Para o resto das enfermidades ou se suspeita de intolerância provar uma pequena quantidade ou começar por doses de ½ copo e ir aumentando a quantidade até alcançar paulatinamente as doses recomendadas.